sábado, 15 de outubro de 2011

Resident Evil: The Darkside Chronicles - Análise

Depois de estabelecer novos parâmetros para a série com Resident Evil 5, a Capcom quis renovar o seu repertório trazendo um novo jogo no dia 19 de Novembro de 2009, este era o Resident Evil: The Darkside Chronicles (Baiohazādo: Dākusaido Kuronikuruzu), o game que conta com uma base mais aprofundada de Resident Evil: The Umbrella Chronicles trouxe novas respostas e novas interrogações aos jogadores.


Lançado para Wii (Junto com o acessório ‘’Wii Zapper’’), o novo jogo tem como objetivo narrar alguns acontecimentos já realizados durante a série, Resident Evil CODE: Veronica, Resident Evil 2 acompanhados de mais um outro cenário e personagens já vistos estarão presentes para compor este game. Os cenários são basicamente divididos em três partes totalmente não ligados uns aos outros.

Um sistema de ajuda é incorporado, enquanto um jogador é atacado, o outro
pode atirar no inimigo para facilitar a saída do companheiro

O terceiro capítulo, ‘’Operation Javier’’, conta com a participação de Leon S. Kennedy (Velho conhecido de Resident Evil 2, que durante este cenário, ainda não vivenciou o inferno de Resident Evil 4) e Jack Krauser, companheiro de Leon que reaparece novamente em Resident Evil 4, o bom deste cenário é que ele explica o porque do rancor acompanhado de ódio de Jack Krauser perante ao mocinho de RE2. A história deste cenário é que Leon Kennedy, ainda um agente especial do governo dos Estados Unidos, é enviado a Amparo, no coração da selva sul-americana, com a missão de capturar e prender Javier Hidalgo, líder do grupo criminoso ‘’'The Sacred Snakes'' (As Serpentes Sagradas). O bandido, além de dominar a região com violência e crueldade, parece também estar envolvido no desaparecimento de mais de 50 jovens. O ex-policial se une a Jack Krauser, um experiente militar do Comando de Operações Estratégicas dos EUA , e ambos se vêem em meio a mais um incidente biológico de grandes proporções.




Steve (Esquerda) e Claire (Direita)
um casal que quase deu certo

O segundo capítulo, cujo nome é ‘’Game of Oblivion’’ conta com a participação de Claire Redfield (Irmã mais nova de Chris Redfield, que sobreviveu ao incidente de Raccoon City). Este lugar, além de ser uma prisão, é um complexo privado de pesquisas comandado por Alfred Ashford. A história da família Ashford está relacionada até mesmo com a fundação da Umbrella, mas tais aristocratas perderam o prestígio diante da corporação, entrando em decadência. No fim das contas, Alexander desapareceu e a brilhante Alexia foi dada como morta após um acidente em suas experiências – e é neste contexto que é dado a Alfred, o único Ashford restante, a tarefa de administrar a ilha – sozinho. A solidão e as perdas sofridas pelo homem trouxeram-no distúrbios profundos, tornando-o sádico e insano. Após a ilha sofrer um atentado bélico e seus habitantes serem infectados pelo T-Virus, Claire consegue escapar e conhece outro prisioneiro, Steve Burnside (Rapaz preso por vender informações da Umbrella Corporation). Juntos, precisam não só sobreviver às hordas de zumbis, mas também aos jogos perversos de uma família desequilibrada.



Cena ausente no jogo original.
Claire a mostrar a que veio neste jogo :D

O primeiríssimo cenário é dedicado ao inicio do segundo jogo da série narrado sobre a perspectiva de Leon Scott Kennedy que vai até a Raccoon City para o seu primeiro dia de trabalho como policial, Claire Redfield, aparece na cidade no mesmo dia, segue em busca de seu irmão que desapareceu após os acontecimentos das Montanhas Arklay. Ambos encontram-se de forma muito inusitada e unem forças para lutar contra a horda de zumbis. Sherry Birkin e Ada Wong são duas outras personagens misteriosas, duas aparentes vítimas do incidente, aparecem já dentro da Delegacia aonde Leon e Claire vão após encontrarem-se. Desde então surgem segredos e conspirações que vão muito além da Corporação Umbrella.




O grande mérito de Darkside Chronicles (Além de reviver com riqueza os detalhes de Resident Evil 2 e Resident Evil CODE: Veronica por uma nova perspectiva), porém, é conferir uma camada de humanidade aos personagens, algo antes impossível devido às limitações dos consoles e ao estilo dos games. Os protagonistas se tornaram mais reais, assim como os vilões. Leon, Claire, Krauser, Chris e Steve agora possuem emoções à flor da pele, e demonstram medo, tensão, nervosismo e preocupação, e a partir destes sentimentos, um lado desconhecido de cada um é revelado. Fica a dúvida: até que ponto eles são capazes de chegar para sobreviverem?








Texto: Dunkel
Revisão: Rafael, Caps Lock

2 comentários: