sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dragon Ball, capítulo 4 - Resenha

esO projecto começou faz pouco tempo e já estamos no capítulo 4. Então vamos lá!




No capítulo anterior vimos que um misterioso velho surgiu, e todos sabem quem ele é: o Kame-Sennin, o futuro mestre de Son Goku. Um homem velho e com um casco de tartaruga nas costas, e seu nome é Kame... Proposital? Obviamente, já que Kame significa Tartaruga, e seu animal de estimação? Uma tartaruga, a mesma que foi auxiliada por Goku e Bulma (ver a resenha do capítulo 3). Após saber de tudo, Kame resolve recompensar Goku, e com tais recompensas percebemos que o velho não era um homem qualquer, já que ele possuía itens raros.



Kame invoca uma fênix imortal, o que é um bocado redundante, já que todas as fênix possuem o dom da imortalidade (segundo a lenda, a fênix é uma ave vermelha e em chamas que renasce de suas próprias cinzas). Dando um tom de comédia à situação, a tal ave não aparece e Son Goku, Bulma e Kame ficam a ver navios.



Aqui temos uma das passagens mais intrigantes de todo o capítulo 4. A tartaruga diz que a fênix morreu de intoxicação alimentar (mais comédia, algo bem comum em Dragon Ball), e Bulma lança uma questão interessante: como alguém imortal pode morrer? Talvez a imortalidade fosse apenas aplicada à morte por velhice, mas prefiro pensar que foi mais um toque de comédia dado por Akira. Em seguida, Kame diz que queria ter invocado a fênix para dar a vida eterna a Goku, e agora sim temos algo interessante: dar a vida eterna a alguém que ele acabara de conhecer? Ele tinha sim uma dívida com eles, mas seria o suficiente para dar a vida eterna a um desconhecido? E, além disso, temos mais uma prova de que Kame realmente não era normal, e não estou a falar de artes marciais. O velho também teve uma vida prolongada até ali, além de ser muito sábio (apesar de pervertido).



Como a fênix estava morta, Son Goku recebe a Kinto Un, uma nuvem que lhe permitiria voar pelos céus. De início ele demonstra o requisito inicial para se fazer uso da Kinto Un: ter um coração puro, o que é comprovado por sua inocência em diversos momentos, tanto que ele pensa que a nuvem era algo para se comer.



Kame demonstra não ter um coração puro ao tentar subir na nuvem, enquanto Goku o faz com facilidade. Mais tarde vemos também que Bulma era incapaz de voar na Kinto Un, como também várias outras personagens. O coração puro de Goku viria a atrapalhar os guerreiros em algumas situações, mas talvez seja a característica mais marcante do protagonista, sendo que ele as passa para os filhos (provavelmente Goten as perde após envelhecer).



Lembram do capítulo 2? Não é que Goku foi bem útil ao Kame? Kame queria ver apenas as roupas de baixo, mas acabou por ter um grande bónus (e agora percebemos a razão de Kame não conseguiu subir na Kinto Um, e Bulma também). Assim Bulma acaba por receber a Dragon Ball de Kame que estava pendurada em seu pescoço, a de três estrelas. Kame volta para a sua cada na ilha, completamente satisfeito, penso.



Bulma fica surpresa ao saber o que Goku havia feito naquela manhã... Sim, constrangedor, mas a inocência de Goku o fez continuar sem saber o significado daquilo. Assim os dois partem em busca das Dragon Balls novamente, e param em um pacato vilarejo, mas que de pacato não tinha nada.


A Redação,
Texto by Caps, Revisão: Dunkel e Rafa

Sem comentários:

Enviar um comentário