sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sugestões de Animes - Ao no Exorcist


Type: TV
Episodes: 25
Status: Finished Airing
Aired: Apr 17, 2011 to Oct 2, 2011
Duration: 24 min. per episode
Rating: PG-13 - Teens 13 or older
Fonte: MyAnimeList.Net

Gostas de animes tipicamente shounen, com personagens clichés e arcs intermináveis? Talvez Ao no Exorcist não tenha tanto enfoque no último quesito (por ter apenas uma temporada de 25 episódios, mas que promete uma segunda temporada, ainda não confirmada), mas é sem dúvidas um bom exemplo de anime seguindo os moldes actuais dos mangas da Shounen Jump. Quais são as inovações do anime? Simplesmente nada, mas para quem gosta do género talvez seja interessante ver os 25 episódios da série.


Desde já, cuidado com os Spoilers.

O enredo de Ao no Exorcist gira em torno dos conflitos entre a dimensão dos humanos, Assiah, e a dimensão dos demónios, Gehenna. Diferentemente do que parece (pelos nomes, é possível lembrar dos nomes esquisitos dos mundos da mitologia nórdica), mas o anime tenta capturar um conceito totalmente fora de seus conhecimentos (em sua totalidade): os demónios. E não, não são os tradicionais Akumas das animações japonesas, mas demónios do cristianismo. No entanto, apesar da tentativa, eles criam uma estranha mistura entre "mitologia" (se é que se pode chamar assim) cristã e elementos japoneses. Ou seja, eles "japonerizaram" as crenças difundidas pelo cristianismo, e com isso simplesmente deixaram apenas a parte do exorcismo, possessão e o nome do demónio principal, Satan. Só posso dizer que a ideia foi arriscada e não tão bem trabalhada.



Para equilibrar a balança (precisamos de heróis), surgem os exorcistas, que combatem os demónios como se eles fossem monstros terríveis querendo destruir a humanidade (e são). Existem vários tipos de técnica, transformando o combate espiritual (verdadeiro ou não?) em algo mais físico e intenso, e assim são os shounens. Para colaborar mais ainda, surge o protagonista, Okumura Rin, que é filho de Satan e possui poderes demoníacos, sendo um pouco atrapalhado, mas acaba por desenvolver suas habilidades na escola de exorcista (tipicamente shounen, eu disse).

Minha crítica parece depreciar o anime, mas não. É apenas uma análise geral do conteúdo dos shounens actuais, então, para os que amam One Piece, Naruto e derivados, Ao no Exorcist provavelmente é uma boa sugestão para se ver durante o carnaval. Foi um anime popular durante o período em que foi transmitido, por isso pode-se dizer que foi aprovado pelo público (sem exageros).

Confiram o tópico (fórum) aqui.

Texto: Caps Lock

Sem comentários:

Enviar um comentário