terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dragon Ball, capítulo 1 - Resenha

O mais novo projecto do blog é resenhar todos os capítulos de Dragon Ball (manga). Serão três textos por semana e obviamente iremos seguir uma ordem, sendo que pretendemos destacar os detalhes mais marcantes da série que conquistou grande parte do mundo. Esperamos também que vocês gostem das resenhas e que comentem logo mais abaixo.



Vamos lá, o primeiro capítulo:



O capítulo começa, e temos uma imagem um tanto quanto curiosa: um rapaz com cauda de macacos e ao lado dele os mesmos. Logo de início de podemos perceber que os primeiros ambientes retratados são florestas, campos, e isso vêm a acontecer novamente, sendo que as cidades pouco aparecem até certo ponto. A simplicidade é característica dos primeiros capítulos, e ela não se resume a apenas cenários, como também a personalidades (como a de Son Goku, por exemplo).



Depois de um grande destaque ao cenário bucólico, temos algo surpreendente logo depois. Um rapaz de doze anos consegue partir objetos com simples golpes de artes marciais. Surpresos? Ainda temos muito mais: Son Goku consegue levantar autocarros e fazer acrobacias. Logo já percebemos de onde vem os shounes da actualidade, que sempre tomaram Dragon Ball como referência (nos dois pontos já citados, bucolismo e super força). De maneira semelhante aos ambientes calmos e verdes, a força também é outro ponto que se perde ao decorrer dos capítulos (mas especificamente na fase Z), e acabam por priorizar mais as explosões do que as artes marciais em si.



Aqui temos mais dois elementos importantes: a Dragon Ball de quatro estrelas e a fome de Son Goku. No entanto, começamos a analisar o próprio nome da série. De início as Dragon Balls eram o ponto principal, mas depois de um tempo deixaram de ser, já que ficaria repetitivo se todas as sagas girassem em torno dos desejos concedidos pelas Balls. E sim, para os que não sabem, elas poderiam realizar qualquer desejo se as sete fossem reunidas. Antes disso seria necessário invocar o Deus Dragão, sendo que aquele era a intenção de Bulma, encontrar as Bolas e ganhar um namorado.



Mais uma vez Son Goku demonstra sua força que ultrapassa o limite dos humanos normais, além de que algumas páginas adiante ele sobreviveria ao disparo de uma arma de fogo. Resistente, talvez? E foram tais poderes e também o facto de Goku possui a Dragon Ball que fizeram com que uma aliança com Bulma fosse formada e os dois saíssem juntos para procurar as bolas.



Aqui podemos perceber o quanto Son Goku era inocente, tanto que olhou para o que Bulma tinha de baixo da saia com a maior naturalidade. Além disso, ele fica surpreso ao ver os objectos que Bulma possuía, como uma motocicletas e cápsulas que serviam para o armazenamento.



Após salvar Bulma das garras de um dinossauro, a rapariga de cabelos azuis e Son Goku formam uma aliança para alcançar seus objectivos: reunir todas as Dragon Balls, mas o que eles não sabiam é que suas aventuras não se resumiriam apenas a isso. E assim acaba o primeiro capítulo de Dragon Ball, uma das séries mais cativantes, e que recebe suas glórias até os dias actuais.

Créditos ao site mangareader, onde houve a pesquisa das páginas.

Link para o capítulo.

Texto by Caps.

3 comentários:

  1. Sobre a parte que referiram que o Dragon Ball Z, priorizou mais as explosões que as Artes Marciais. Tecnicamente as Artes Marciais estiveram sempre presentes contundo não na mesma temática que o Dragon Ball original. Aliás existe uma passagem que se começa a notar desde o 22º Tenkaichi Budokai para a frente. O que acontece é que o uso da energia interior (Ki) acabou por ser a temática principal no entanto é algo que provém das Artes Marciais.

    ResponderEliminar
  2. Talvez seja por isso que nunca gostei tanto de Dragon Ball Original se comparado ao Z. As batalhas são mais enérgicas com o Goku depois de grande, porém, o original é bem mais épico, é tantas cenas cômicas que sem dúvidas sobressai melhor que o Z que tem como usar o Mister Satan para meter piada em alguns momentos.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que na serie Dragon Ball houve bons momentos comicos,mas tambem bons momentos de Artes Marciais...

    ResponderEliminar