sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Power Levels - Explicações

Um tema recorrente em Dragon Ball (e também no fórum DB-PT) é o cálculo dos poderes de combate, ou Power levels das personagens. Mas afinal, o que são os Power levels? Quando surgiram? De que maneira foram introduzidos na série? Iremos explicar tudo detalhadamente neste artigo. Em primeiro lugar, os primeiros Power levels surgiram no início de Dragon Ball Z, quando Raditz surge com seu lindo scouter verde para medir os poderes de todos.



Primeiro nível de poder presente na série: 5, o fazendeiro. Os humanos normais, ou seja, sem um treinamento específico, possuem de 5 para baixo (pelo menos é o que podemos deduzir com a cena do manga postada acima). Temos mais referências de poderes menores além da que é referida na série, e são tão oficiais quanto, apesar de existirem alguns erros: o guia Dainzenshuu nos dá uma boa noção dos poderes de combate menores, ou seja, os poderes presentes no Dragon Ball Original que não foram referidos na série.

Son Goku, o pequeno selvagem que conseguia sobreviver ao disparo de uma arma de fogo possuía um poder de 10, segundo o guia. Logo, os humanos bem treinados (ou seja, guerreiros) que não conseguiriam sobreviver às mesmas condições que o pequeno Saiya-jin possuem inevitavelmente um poder inferior a 10 mas superior a 5, já que o fazendeiro não aparentava ter grandes técnicas de combate. São as conclusões que podemos tirar dos dados que os guias oficiais nos oferecem. Com o avanço dos guerreiros os poderes ficaram cada vez maiores, tanto que Goku possuía um poder de 120 no 21º Tenkaichi Budokai e de 180 no 22º. Já em Dragon Ball Z, Goku e Piccolo possuem 416 e 408, respectivamente, mas podem aumentar seus poderes fazendo uso de técnicas especiais (mas devemos considerar que tais aumentos de poder são apenas momentâneos, e após fazerem uso da técnica os usuários voltam ao estágio normal de poder). Podemos conferir tal facto oficialmente, já que Goku eleva seus poderes a mais de 900 quando faz uso do Super Kame Hame Ha frente a seu irmão Raditz.



Podemos conferir um erro muito comum na internet: nos sites em que são expostos os poderes de combate, geralmente dão poderes muito baixos aos guerreiros, e nem ao menos seguem os multiplicadores oficiais das transformações. Agora vamos expor cada um deles.

Super Saiya-jin = x50 o poder base
Super Saiya-jin 2 = x100 o poder base
Super Saiya-jin 3 = x400 o poder base
Oozaru = x10 o poder base


Ou seja, se Goku possuía um poder base de 3.000.000 em base na luta contra Frieza (4ª forma), e ele realmente tinha, segundo o daizenshuu, então seu poder base é multiplicado por 50.

Referências oficiais do poder de Goku:

Início do Dragon Ball Original: 10
Oozaru: 100
21º Tenkaichi Budokai: 120
22º Tenkaichi Budokai: 180
vs Piccolo Daimao Jovem: 260
23º Tenkaichi Budokai (Kame Hame Ha): 910
Vs Raditz: 416
Vs Vegeta: 8.000
Vs Gyniu: 90.000
Vs Frieza: 3.000.000

SSJ (VS Frieza): 150.000.000


Texto by Caps
Link com os poderes de combates oficiais: http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-Poderes-de-Combate-Oficiais

Sem comentários:

Enviar um comentário